quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dinheiro público usado para comprar notícias



Folha de S. Paulo - 24 de maio de 2012


É palhaçada em cima de absurdo. Tudo entra no balaio: "imparcialidade da imprensa", funcionários fantasmas, apropriação de dinheiro público... nem o Michel Teló escapou. E nem a erudição do senador, cujo melhor eufemismo que conseguiu arranjar para "compra de matérias favoráveis" foi "promoção da divulgação do seu mandato".

terça-feira, 15 de maio de 2012

Maioria dos brasileiros não confia na polícia



O Estado de S. Paulo - 15 de maio de 2012


Reportagem descobre a América.
É interessante notar que, até mesmo entre os mais ricos, a maioria (59%) não confia na polícia. Entretanto, é bem possível que esse "não confiar na polícia" tenha significados diferentes para os diferentes grupos. Ele pode significar que a polícia não protege e sim ameaça, é agressiva e comete abusos e excessos contra os cidadãos; ou pode significar que é incompetente no seu trabalho de proteção.

domingo, 13 de maio de 2012

Praias brasileiras estão sumindo



Folha de S. Paulo - 13 de maio de 2012


Será o aquecimento global?

1984: Carros serão monitorados o tempo todo



Folha de S. Paulo - 13 de maio de 2012


Todos os veículos deverão, obrigatoriamente a partir de 2013, possuir um chip de identificação instalado. Junto com um sistema de antenas instalados no país (o sistema é federal), ele poderá identificar tudo sobre o carro - multas, trajeto, velocidade, situação documental -, inclusive quando um veículo sem o chip passar. Mais uns anos e as pessoas estarão usando um chip parecido.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Licitação na USP é suspeita de ser feita sob medida



O Estado de S. Paulo - 10 de maio de 2012


Empresas concorrentes na licitação protocolaram representações no TCE contra o edital da USP para instalação de iluminação pública no campus do Butantã, afirmando que apenas uma empresa poderia satisfazer todos os critérios, o que viola a Lei de Licitações (N8.666/93). O edital exigia que as lâmpadas fossem de LED (por economia de energia), de capacidade de 85lm/Watt (lumens por watt) - considerada superior à utilizada no mercado -; que a empresa já tivesse colocado em via pública, no mínimo, 2.500 dessas luminárias; e que a empresa instaladora fosse a própria fabricante. A universidade havia negado o cancelamento quando pedido pelos concorrentes, mas concordou com ele na iminência do julgamento pelo TCE.

Trabalhador gasta de 1h a 3h por dia no trânsito



O Estado de S. Paulo - 10 de maio de 2012


A estimativa foi feita a partir do tempo que os ônibus levam para percorrer seus trajetos, e não quanto tempo os passageiros levam. O tempo gasto em filas e caminhando, por exemplo, aparentemente não foi contabilizado, o que indica que o tempo real pode ser ainda maior. O quadro apresentado também deixa de fora a situação de lata de sardinha na qual essas horas são gastas.