quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Censura da internet chega ao Brasil



Folha de S. Paulo - 23 de fevereiro de 2012


Após as ameaças nos EUA criadas pela SOPA e PIPA, o Google no Brasil é obrigado pela justiça a retirar de sua busca sites que reproduzem material da Globo. Segundo a Folha, alguns desses sites são vertv100antena.com, assistirtvonline.net e tvgol.biz. Segundo o advogado da Globo, o Google estaria atuando como "facilitador de atos ilícitos". Buscas por "TV online grátis" retornam sites que retransmitem TVs abertas e fechadas, não apenas no Google Brasil como no Google de outros países e também em outros buscadores. Estes, porém, não foram incluídos na ação.


É claro que não se pode esperar um buscador encontre tudo o que se procura. Mas que o encontro seja evitado de maneira proposital é assustador.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A tara do governo por tecnologia nas escolas



O Estado de S. Paulo - 15 de fevereiro de 2012


O quanto que a utilização de tabletsw e lousas digitais beneficiam a educação? Me parece que as escolas públicas têm outros problemas mais graves que não serão resolvidos com a compra de equipamentos desse tipo. Seria um interesse do governo "estimular a economia" (de alguns) através da criação de demanda? Imagine a quantidade de lousas digitais e tablets que as empresas venderão se todas as escolas estaduais (ou do país) realizarem essas compras.

Qual será o futuro da Grécia?



O Estado de S. Paulo - 15 de fevereiro de 2012


A Grécia já vem realizando cortes nos gastos públicos a algum tempo, e está a quatro anos em recessão. Com a aprovação recente pelo parlamento de novos cortes de gastos para garantir o pagamento da dívida em dia e novos empréstimos, qual será o destino da Grécia?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Governo grego implementa plano do FMI



Folha de S. Paulo - 13 de fevereiro de 2012


Para garantir que a Grécia pague em dia sua dívida, parlamento toma uma série de medidas que incluem redução do salário mínimo em 22% e de pensões e aposentadorias, demissão de 150 mil pessoas e privatização de empresas públicas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aeroportos são privatizados



O Estado de S. Paulo - de fevereiro de EST


As obras nos aeroportos terão financiamento do BNDES. E o PT faz o capitalismo avançar no Brasil.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Exército é utilizado contra greve de PMs na Bahia



O Estado de S. Paulo - de fevereiro de EST


Na matéria principal é mencionado o uso de blindados e helicópteros. Enquanto dura o impasse, ondas de saques vêm acontecendo. Governo não reconhece a associação Aspra que lidera o movimento (enquanto reconhece outros sindicatos de policiais).

Universidade pública sofre intervenção política



O Estado de S. Paulo - de fevereiro de EST


A matéria é bem curta, incompleta e descontextualizada, mas o conjunto de intervenções promovidas pelo governador de goiás na universidade estadual é surpreendente. Inclusive, me parece que tais acontecimentos são ilegais pois ferem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que especifica como deve ser a gestão de univeridades públicas. De qualquer forma, acredito que o governador tenha passado da conta com tamanha limitação da autonomia universitária.


Desigualdade regional diminui um pouco



O Estado de S. Paulo - de fevereiro de EST


Uma notícia boa, para variar. Todas as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE tiveram crescimento maior na renda média que São Paulo. Segundo a matéria, parte do resultado se deve às políticas de distribuição de renda.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Problemas na implementação de computadores no ensino

Folha de S. Paulo - 3 de fevereiro de 2012

Embora o potencial da utilização de computadores na educação seja grande, a realização desse potencial pode ser bem mais complicada do que simplesmente fornecer o equipamento às escolas. É interessante notar que o programa foi mais eficiente (seja lá o que eles querem dizer com eficiência) quando os alunos eram permitidos levar o laptop para casa.
Dentro do assunto, outras notícias recentes falam da inclusão de tablets como material escolar em escolas particulares e sua compra pelo governo para utilização nas escolas públicas. Considerando os problemas apontados no programa "Um computador por aluno" e a maior limitação dos tablets frente aos computadores, eu me pergunto qual o sentido de se utilizar os tablets. Seria uma fascinação vazia por tecnologia? Uma forma de criar demanda para a produção de tablets no Brasil? Uma maneira de familiarizar os alunos com uma tecnologia em ascenção? O quanto que o uso de tablets aprimora o ensino?



207km2 de floresta amazônica desmatados em dois meses



Folha de S. Paulo - de fevereiro de EST

Mato Grosso e Pará são campeões de desmatamento. A matéria não responde se o desmatamento é legal ou ilegal. Também gostaria de saber se é possível reduzir o desmatamento e conhecer os responsáveis.