sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Problemas na implementação de computadores no ensino

Folha de S. Paulo - 3 de fevereiro de 2012

Embora o potencial da utilização de computadores na educação seja grande, a realização desse potencial pode ser bem mais complicada do que simplesmente fornecer o equipamento às escolas. É interessante notar que o programa foi mais eficiente (seja lá o que eles querem dizer com eficiência) quando os alunos eram permitidos levar o laptop para casa.
Dentro do assunto, outras notícias recentes falam da inclusão de tablets como material escolar em escolas particulares e sua compra pelo governo para utilização nas escolas públicas. Considerando os problemas apontados no programa "Um computador por aluno" e a maior limitação dos tablets frente aos computadores, eu me pergunto qual o sentido de se utilizar os tablets. Seria uma fascinação vazia por tecnologia? Uma forma de criar demanda para a produção de tablets no Brasil? Uma maneira de familiarizar os alunos com uma tecnologia em ascenção? O quanto que o uso de tablets aprimora o ensino?



Nenhum comentário:

Postar um comentário