quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Redistribuição de poder mundial

Folha de S. Paulo - 23 de setembro de 2010
  
Destaques deste recorte: Estados Unidos gasta 6,5 vezes mais que o segundo colocado em gastos militares, e críticos apontam para o desperdício de dinheiro, com base no fracasso das guerras no Oriente Médio. O poder econômico parece mais distribuído, mas os Estados Unidos querem decidir as regras do jogo, entre elas o direito de apropriação privada do conhecimento.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A importância das empresas estatais

Folha de S. Paulo - 16 de setembro de 2010

Apesar (ou ao contrário) do tom alarmista, a reportagem traz um dado importante: as empresas estatais podem aumentar a receita do governo e permitir que ele faça mais investimentos. Tais investimentos podem incluir educação e saúde, por exemplo. Esse é um ponto que precisa ser levado em conta em discussões sobre privatização.
PS: Aliás, o tom da reportagem também me chama a atenção. Será que ele quer passar a mensagem de que o governo não deveria precisar de empresas estatais?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O verdadeiro marketing viral

Folha de S. Paulo - 8 de setembro de 2010

 O laboratório Wyeth, atualmente parte da Pfizer, contratou uma empresa para escrever artigos que ressaltavam dados positivos e negligenciavam negativos sobre seus medicamentos. Pesquisadores laranjas então assinavam os artigos, que eram submetidos a revistas científicas. O laboratório está sendo processado nos EUA. Pfizer argumenta: "Os artigos têm que passar pelo corpo editorial da revista e depois são avaliados pela comunidade científica. Logo, não têm nada de errado."

Aproveitando esta notícia, resgatamos a seguinte dos nossos arquivos:
Folha de S. Paulo - 31 de maio de 2010
 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dinheiro traz felicidade até certo ponto

Folha de S. Paulo - 7 de setembro de 2010

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o aumento da renda leva a um aumento da felicidade.  Entretanto, a partir de uma renda mensal de aproximadamente US$6 mil, o efeito praticamente desaparece. Se a teoria econômica tivesse a felicidade como critério de eficiência ao invés do montante total de dinheiro acumulado, nós talvez tivéssemos uma sociedade diferente.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Existe mesmo avaliação dos professores?

Folha de S. Paulo - 6 de setembro de 2010

Diversos estados brasileiros adotam bônus e prêmios a professores de acordo com o desempenho dos estudantes em provas. Dois comentários:
  • Parece claro que o nível sócioeconômico é um dos grandes responsáveis pelo desempenho dos alunos. Entretanto, o único estado que parece levar isso em conta (de acordo com o levantamento superficial da Folha) é o Espírito Santo. Estou analisando tais políticas de forma errada ou são tais políticas que estão muito erradas mesmo?
  • Muitos estados computam o desempenho do professor comparando o ano anterior com o seguinte. É possível utilizar este método num campo onde as mudanças são lentas e sujeitas a flutuações aleatórias? Em Minas Gerais, professores podem ser demitidos por fenômenos puramente estatísticos, como o chamado "regressão à média".
(Clique na imagem para ampliá-la)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Habitação melhora de péssimo para ruim

Folha de S. Paulo - 2 de setembro de 2010

Segundo dados do IBGE, porcentagem de moradias consideradas inadequadas (que apresentam pelo menos um dos quatro problemas listados acima) passou de 63,2% em 1992 para 43% em 2008. Este não é apenas um problema de habitação, mas também de saúde, uma vez que a falta de tratamento de esgoto, água e  de lixo ajudam na propagação de doenças. Neste sentido também houve melhora, já que o número de internações por conta de doenças ligadas a água contaminada e falta de higiene diminuiu.
Outro aspecto que deveria ser levado em conta quando a qualidade das habitações é avaliada é a ventilação e iluminação das casas, que estão ligadas à incidência de doenças respiratórias, e a densidade de pessoas, que pode ter efeitos sobre a violência doméstica.